Fotos
Videos
TV Videira
Radio Videira

PALAVRA DO PASTOR

Palavras Anteriores

vinhadevocional

O crescimento pela aliança                          Ministrado em 15/05/2016

                                                                                                 [vídeo]  [versão para imprimir]

 

Ser chamado para a obra de Deus é consequência de uma aliança com Ele.

 

Sem a aliança, nós não alcançaremos o propósito eterno de Deus para nossas vidas, tanto pessoal como ministerial, na realidade é impossível separar o pessoal do ministerial.

 

Em toda a Bíblia observamos que Deus usou pessoas que tinham uma aliança com Ele. Por termos uma aliança com o Senhor, tudo o que é nosso é de Deus e o que é de Deus, é nosso, ou seja, as bênçãos do Senhor acompanham as nossas vidas.

Vamos fazer algumas considerações sobre a aliança:

 

1. A aliança é transferível para nossos filhos

 

Êxodo 2:23-25 “23 Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. 24  Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. 25  E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição.”

 

Por causa da Aliança que Deus tinha com Abraão, Isaque e Jacó, Deus ouviu o clamor do povo que sofria, então, podemos compreender que a falta da aliança faz com que o sofrimento do povo seja estendido.

 

Deus quando faz uma aliança com o pai, também faz com seus filhos. A aliança é transferida por causa da paternidade espiritual.

 

Gênesis 9:8-9 “8 Disse também Deus a Noé e a seus filhos: 9  Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência,”

 

Não importa o que a nossa descendência faça, porque Deus tem uma aliança conosco, Ele também tem uma aliança com nossos filhos, tanto naturais como espirituais.

 

2. Deus não se esquece da aliança.

 

Êxodo 2:24 “Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.”

 

Você já notou como nos esquecemos das coisas que prometemos fazer? Quantas vezes você disse que faria algo e não fez? Disse que chegaria no horário e não chegou, que iria e não foi. Já pensou se Deus como você?

 

Ainda bem que não é assim. Deus não se esquece de nada, com exceção de uma coisa:

 

Hebreus 10:17 “acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.”

 

3. A aliança com Deus é a garantia da vitória

 

Quando Deus nos chama para a sua obra, Ele faz questão de se revelar como o Deus que está à frente de tudo, o Deus que capacita, Ele é o Deus que vai à nossa frente.

 

Josué 3:7 “Então, disse o SENHOR a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.”

 

Deus tinha uma aliança com Moisés e essa aliança também foi estendida para Josué.

 

Deus disse que engrandeceria a Josué como fez com Moisés por causa da Aliança de Deus com eles, porém, isso só foi possível porque Josué também tinha uma aliança com Moisés.

 

4. Deus honra aliança de um servo fiel.

 

Se você tiver uma aliança com seu líder, você se beneficiará da aliança que seu líder tem com Deus.

 

Porque eu tenho uma aliança com o Pr. César, estou me beneficiando das promessas da Aliança que ele tem com Deus.

 

Sou diferente do Pr. César, não tenho suas qualidades, mas tenho outras que ele não tem, e isso tudo não importa, porque a obra não cresce por causa das nossas qualidades ou virtudes, mas sim por causa da Aliança que temos com Deus.

 

Josué 1:1-2 “1 Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2  Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”

 

Josué só foi Josué na história de Israel porque serviu a Moisés.

 

Pergunte para teu irmão: Quem é o seu Moisés?

 

Pergunte para teu líder: Será que eu tenho sido um Josué?

 

A obra de Deus só pode avançar quando temos um espírito de servir aos irmãos como Josué serviu a Moisés. Quero declarar para vocês, que estou aqui para servir a vocês e preciso que vocês se disponham a servir ao Senhor comigo.

 

O líder de célula que não tem um líder em treinamento, dificilmente multiplicará sua célula, pois está faltando um Josué lá.

 

5. Deus dá uma ordem para o povo: passe o Jordão;

 

Josué 1:2 “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”

 

Estamos num momento crucial em nossa igreja, o Pr. César não morreu, mas está indo para outro lugar edificar a obra do Senhor, respondendo ao seu chamado.

 

Da mesma maneira, eu fui estabelecido pelo Senhor para levar esta obra adiante e Deus nos dá duas ordens:

 

a. Dispõe-te

 

Eu e você, precisamos tomar a decisão de prosseguir. Temos escolhas a fazer: podemos ficar chorando pela saída do nosso pastor; ou podemos desistir desta obra e vamos mostrar quem de fato é o nosso Senhor de nossas vidas; ou entenderemos que Deus está nos levando a outro nível, a uma nova posição.

 

 

b. Passa o Jordão

 

O Jordão é o limite. É o que separava o deserto de Canaã. Para chegar a Canaã temos que passar pelo Jordão, e o impressionante é que da mesma maneira que Moisés guiou o povo pelo Mar vermelho, Josué teve que guiar o povo pelo Jordão.

 

Os desafios se repetem em outro nível, em outro lugar, mas o Deus que agiu na vida de Moisés também agiu na vida de Josué. O Senhor que fez tantas coisas durante o tempo do Pr. César continuará a fazer nesse novo momento que viveremos.

 

A ordem de Deus hoje é que a igreja marche para conquistar um novo território.

 

Nós como líderes da casa de Deus, temos a responsabilidade de levar o povo para terra da promessa, fomos chamados para derrubar os gigantes e derrubar as muralhas do diabo.

 

Nossas células vão se multiplicar. Nossas células kids se multiplicarão. Os Radicais Livres tomarão essa cidade.

 

Apelo: Quero saber aqui, quantos se dispõe para serem como Josué?

 

 

Deus abençoe tremendamente

 

 

Obr. Elias Nunes Quaresma

Igreja Videira Santos

 
 

Home Agenda
Igrejas Palavra Pastoral
Ministerios Serviços
Nossa Visão Mural de Recados
Ensino Contato

TV VIDEIRA

RADIO VIDEIRA

VIDEOS

FOTOS